No desfecho mais empolgante do Campeonato Brasileiro desde que a competição passou a ser disputada no sistema de pontos corridos, em 2003, quatro estádios podem abrigar a festa do campeão no domingo (6).

Maurício Val/Vipcomm

No Rio de Janeiro, o Flamengo enfrenta o Grêmio no Maracanã e só precisa vencer para ficar com o título. O estádio foi o grande palco de grandes conquistas da era de ouro do clube rubro negro, na década de 1980. Com Zico como maestro, o time faturou ali os Campeonatos Brasileiros de 1980, 1983 e 1987. Já sem seu maior ídolo, ganhou também em1992.

Mas, foi no estádio que deve abrigar a final da Copa do Mundo de 2014, que o Flamengo teve grandes decepções recentes. Perdeu a final da Copa do Brasil para o modesto Santo Andre em 2004 (derrota por 2 a 0) e foi eliminado ainda nas oitavas de final da Copa Libertadores de 2008 ao perder por 3 a 0 para o América do México depois de vencer a primeira partida por 4 a 2, fora de casa.

A última vez que o Maracanã abrigou uma partida decisiva de título brasileiro foi em janeiro de 2001. O Vasco venceu o São Caetano por 3 a 1 e venceu a Copa João Havelange.

A curiosidade é que o título era para ser decidido em 2000, no estádio São Januário, mas quando a partida estava empatada em 1 a 1, o alambrado caiu e o jogo foi interrompido e adiado para janeiro do ano seguinte, em novo palco.

Em Porto Alegre (RS), O Internacional recebe o Santo André e precisa vencer e torcer por um empate do Flamengo. No seu estádio, na capital gaúcha, o Colorado assegurou a conquista de seus três títulos brasileiros, em 1975, 1976 e 1979 e ainda faturou a Copa Libertadores de 2006, mas perdeu a Recopa Sul-Americana deste ano para a LDU, do Equador.

Outro candidato ao título, o Palmeiras vai até o Rio de Janeiro para enfrentar o Botafogo no Engenhão. O time paulista precisa vencer e torcer por tropeços de Flamengo e Internacional. Inaugurado em 2007, o estádio ainda não abrigou partidas decisivas no futebol.

No Morumbi, o São Paulo joga contra o Sport e precisa da vitória, além de torcer por tropeços de Flamengo e Inter e superar o saldo de gols no Palmeiras para ganhar o quarto título nacional seguido. Das seis conquistas do time tricolor, somente duas foram concretizadas em seu estádio, em 2006 (empate com o Atlético-PR por 1 a 1) e 2007 (vitória sobre o América-RN por 3 a 0), já na era dos pontos corridos.

Foi no maior palco futebolístico da capital paulista que a equipe conquistou duas de suas três Libertadores, em 1992 e 2005, mas perdeu a decisão de 1994 do torneio continental para o Veléz Sarsfield (Argentina, na disputa por pênaltis), em 1994.

0 comentários

Postar um comentário