Montevidéu e Punta del Este, no Uruguai, são as sedes da primeira edição dos Jogos Sul-Americanos de Praia, que começam nesta quinta-feira (3) e vão até o dia 13, com a participação de 15 países.
O Brasil, com delegação de 91 atletas, inicia sua participação no vôlei de praia na praia de Mocitos, em Montevidéu. Jogam quatro duplas, duas femininas e duas masculinas, com atletas jovens, a partir das 10h15.
No masculino, o Brasil terá Álvaro Filho e Victor Felipe, Jô e Magalhães; no feminino, Lili e Elize, Bárbara e Fabi, com média de 20 anos de idade.
A promoção dos Jogos Sul-Americanos de Praia é da Odesur (Organização Desportiva Pan-Americana), que optou por nove modalidades: handebol de praia, futebol de praia, rúgbi, vôlei de praia, esqui aquático, maratona aquática, surfe, triatlo e vela.
Os esportes de praia serão em Montevidéu, em uma arena construída especialmente para o evento, com capacidade para 2.700 pessoas, em Pocitos; os esportes praticados na água terão disputas em Punta del Este, nas praias de Montoya, Maldonado e Mansa. Nas duas cidades haverá atletas de fitness - que entra como modalidade-exibição.
Nos Jogos de Praia algumas modalidades são olímpicas (caso do triatlo, do vôlei de praia e da maratona aquática), outras são adaptadas e outras ainda, como o surfe, não fazem parte do programa olímpico.
Na quarta-feira (2) foi decidido pela Odesur que a segunda edição dos Jogos Sul-Americanos de Praia, de 2 a 12 de dezembro de 2013, serão na cidade de Manta, no Equador. Serão mantidas as nove modalidades, mais o fitness.
O comitê organizador de Manta-2013 propôs a inclusão de canoagem, remo e esportes sub-aquáticos (a decisão será apresentada durante os Jogos Sul-Americanos, marcados para março de 2010, em Medellín, Colômbia.
0 comentários
Postar um comentário